quinta-feira, 9 de abril de 2015

Filme: Teus olhos meus - Análise do contexto psicológico



Título Original: Teus olhos meus (nacional)
Ano: 2011
Direção: Caio Sóh
Roteiro: Caio Sóh, Darciana Moreno Izel,
Elenco: Emílio Dantas, Remo Rocha, Paloma Duarte, Roberto Bomtempo, Jayme Matarazzo, Graziella Smichtt, Cláudio Lins, Juliana Lohmann, Gustavo Novaies, Gugu Peixoto.

Sinopse: E se a vida tropeçasse no destino? E se a felicidade fosse encontrada justamente em um lugar impossível de imaginar? Quanto podemos nos permitir ao novo sem medo de abandonar o passado? Gil é um jovem de 20 anos, questionador de si e do mundo, órfão criado pelos tios. Seu estilo de vida regado a violão, poesia e álcool, gera uma guerra familiar fazendo com que Gil vá embora de casa. Com o violão nas costas, sem rumo, dinheiro ou retaguarda de amigos, Gil conhece Otávio, um produtor musical que mudará seu destino para sempre.
Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-219401




     Teus olhos meus é um filme artístico, uma produção feita com poucos recursos, mas que teve várias indicações a diversos prêmios internacionais, pelo seu roteiro bem planejado e a trama muito bem elaborada. É um filme honesto, sem rodeios que retrata as relações humanas em formas distintas, buscando o passado juvenil, o presente caótico e a possibilidade futura em um momento mágico antes nunca vivido. Um filme muito bem elaborado, com harmonia entre enredo, trilha sonora e a forma como é filmado, até a câmera que por diversas vezes em várias cenas se movimenta de forma desordenada, os cortes abruptos, tudo nos leva a pensar na intencionalidade do autor por traz disso.
Para a Psicologia é de extrema importância observar o desenrolar das relações e como isso se dá no filme, onde o cenário e o roteiro são recheados de dicas sobre o próprio funcionamento psicológico dos personagens.
   O filme aborda a questão da homossexualidade com uma realidade nua e crua, apresentando assim para quem assiste uma nova perspectiva, sem preconceitos, puramente verdadeira. O quarto de Gil (personagem principal da trama) é a representação de toda a confusão mental em que vive. Com as paredes pixadas, com pensamentos e devaneios, ali estão presentes todas suas coisas, seu mundo interno e tudo que faz parte do seu desencontro com a vida. O filme apresenta também com muita realidade a questão das dependências químicas e como isso esta extremamente ligado ao funcionamento psíquico desestruturado dos personagens. Leila a tia de Gil, sofre de depressão e ansiedade, é fumante compulsiva e continua a morar com o esposo que a agride fisicamente. Gil por sua vez, e usuário de maconha e álcool.

     Em meio a poesias, letras e musica o filme retrata com muita sutileza a busca dos personagens sobre si mesmo e suas posições com relação à vida, a busca por um sentido, um preenchimento de certo vazio; que mais tarde é revelado no final do filme.
     O filme deixa clara a necessidade de se atentar para esses questionamentos. A forma como tudo ocorre e o fato dos envolvidos não saberem ao certo o que realmente se passa à sua volta nos faz pensar a importância (já em um contexto clínico) de uma boa investigação sobre a situação e sobre todas as relações que os rodeiam. Os personagens são um exemplo de que algo semelhante pode vir a acontecer na vida real e que o profissional diante de tal situação deve procurar entender qual a real situação entre os envolvidos, o que levou a tal situação. Quais as expectativas dos envolvidos com relação a isso? Quais são suas angustias? Seus anseios? Seus medos? E o que esperam diante da descoberta? Tudo deve ser levado em consideração e o profissional deve estar totalmente despido de todos os seus julgamentos e de tudo que possa leva-lo a interpretações errôneas e preconceitos.
     O profissional ou acadêmico que assiste a essa obra despido de preceitos e preconceitos é levado a pensar como tudo isso concorda harmoniosamente com as relações tempestuosas e confusões emocionais em que vivem os personagens. 

Postado por: Cido Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário